quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Segurança Pública - Idéias e Ações

O Comandante Geral Cel Mário Sérgio fala sobre Tropa de Elite II, sua visita à Diretoria de Assistência Social em janeiro de 2010 e os compromissos firmados com ele antes da apresentação do filme.

 ...também vai pegar você!

Visita do Tropa de Elite II


No dia 05 de janeiro de 2010 tivemos a visita do Cel PM Mário Sérgio,  nosso Comandante Geral, e alguns integrantes do filme Tropa de Elite.
Na oportunidade a Diretora de Assistência Social, a época, Major PM Viviane apresentou o projeto e alguns dos seus componentes,  propondo ao Cineasta e equipe uma parceria.  
Prontamente Zé Padilha pediu que incluísse o nome Tropa de Elite II ao Slide que listava os Parceiros. Um momento de grande orgulho e esperança para todos nós, afinal o  famoso e querido Cap Nascimento, naquele momento também fazia parte da nossa equipe.






sábado, 23 de outubro de 2010

Encontro de Confraternização

Nosso primeiro encontro de confraternização aconteceu dia 05 de maio (2010) no Clube da Petrobrás - CEPE -Rio. Fizemos um café da manhã muito singelo com a presença de pessoas queridas e especiais.
Após o café, o Prof. Mauro (Coordenador das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio) relatou sua experiência de vida, dividindo assim os desafios que enfrentou após a lesão. ´
Ao longo do dia a equipe de basquetebol e rugby bateram uma "bolinha" demonstrando o que é possível e "impossível" fazer em quadra.

O Professor Paulo (ADEZO) aproveitou para dar umas dicas aos iniciantes. Valeu nosso encontro!

Clique e conheça mais um pouco sobre o projeto.

Veja as fotos no site do CEPE-Rio





sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Nossa história

O Projeto foi idealizado  a partir das demandas surgidas na Diretoria de Assistència Social (DAS) . No nosso entendimento suprir algumas necessidades materiais,  não era suficiente para trazer aos deficientes e familiares ampla melhoria da qualidade de vida. Era preciso devolver-lhes a dignidade, auto-estima elevada, inclusão social e o vínculo com a corporação.


Assim, em novembro de 2009, dois setores da PMERJ se uniram: A Diretoria de Assistencia Social (DAS) e o Centro de Saúde Mental Física e Desporto (CSMFD), e ainda contaram com os equipamentos e a experiência de outros atletas e profissionais da Associação de Apoio as Pessoas Portadoras de Deficiência da Zona Oeste (ADEZO), para iniciarem as ações do projeto: sensibilização, cadastramento, capacitação e iniciação desportiva.
Alguns obstáculos não impediram a desconstrução de preconceitos, o encontro de novos caminhos e a descoberta de novos talentos e potencialidades. Hoje, apesar das limitações de equipamentos, recursos financeiros e humano, o projeto está acontecendo no Centro de Saúde Mental Física e Desporto, em Sulacap, com atividades de natação, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, basquetebol em cadeira de rodas e rugby. O esforço de toda a equipe (DAS/CSMFD/ADEZO) para realizar as ações é um diferencial para os resultados alcançados.


Estamos beneficiando não apenas atletas (policiais, bombeiros e civis), mas também familiares e  profissionais,  que aprendem e trocam experiências através da peculiar vivência que o trabalho proporciona.

Renascer, Servir e Proteger é um projeto de Valorização Profissional.
Acreditamos nessa idéia!
Você acredita?


Veja mais uma reportagem  sobre nosso Projeto. 
 

Apresentação

O Projeto oferece atividades desportivas para fins de recreação e de alto rendimento, prioritariamente a Policiais Militares e dependentes ou ainda para outros operadores de segurança e pessoas da comunidade, com diferentes tipos de deficiência, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Através do desenvolvimento das ações do projeto, buscamos estimular às pessoas a estarem integradas, ativas e equilibradas, para exercerem novas funções e sentirem-se motivadas para novas conquistas, como por exemplo, o desenvolvimento de suas habilidades para o esporte.
Atualmente são desenvolvidas atividades de natação, rúgbi em cadeira de rodas, basquetebol, atletismo, halterofilismo, handebol em cadeira de rodas e tênis de mesa. 
 As atividades ocorrem no Centro de Saúde Mental Física e Desporto da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro .
Em Julho do corrente ano foi feita parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e estão sendo disponibilizados os espaços da Vila Olímpica do Mato Alto, onde serão realizadas atividades de natação e atletismo.
O Projeto foi lançado em 11 de novembro de 2009. Com 01 ano de atividade, já conquistou medalhas e o título de Campeão Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas, masc, cat B.
 A importância do projeto está prioritariamente no resgate da dignidade do homem e na reconquista de seus direitos como cidadão.

(Nosso Comandante - Cel PM Mário Sérgio com a família Renascer Servir e Proteger - Nov 2010)

Matérias sobre o projeto: